A Secretaria de Estado da Saúde do Piaui (Sesapi) publicou, nos dias 9e 10 de dezembro, uma chamada pública para contratação de Organizações Sociais (os) destinadas à gestão da maioria dos hospitais estaduais e regionais.
Entre as unidades contempladas estão o Hospital Regional Leônidas Melo, Hospital Regional Leônidas Melo, Hospital Regional Justino Luz, em Picos, o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e o Hospital Areolino de Abreu, em Teresina.
O secretário de Saúde, já havia anunciado aos parlamentares barrenses que o Hospital Regional Leônidas Melo estaria na lista das unidades de saúde que teriam esse modelo de gestão.
A gestão por Organização Social é um modelo em que uma associação ou fundação privada, regida pelo Código Civil, passar a gerir uma unidade de saúde através de um contrato com o Estado. Os servidores públicos das unidades que mudem para a gestão por OS continuam vinculados ao Estado.
Hoje, são geridos por 0S o Hospital do Mocambinho, o Hospital Regional e a Unidade de Pronto Atendimento de Picos, o Hospital de Campo Maior, p Hospital Estadual Dirceu Arcoverde de Parnaíba, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa e o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).
Fonte G1Piaui
Mín. 21° Máx. 33°